ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO

Muitos ainda não sabem o que realmente é um projeto de arquitetura e sua função indispensável na hora da construção. O projeto arquitetônico é essencial para toda e qualquer edificação, porém ainda é negligenciado por muitos, pois o projeto ainda é visto como um gasto e totalmente desnecessário.


Contratar um projeto arquitetônico não é só para garantir a estética da edificação, quando feito por um profissional capacitado o projeto entrega conforto, segurança, funcionalidade, economia, ventilação e iluminação adequadas, entre outros. O projeto arquitetônico é elaborado após uma série de estudos, para definir a melhor forma de adaptar os espaços de quem vai usá-lo. O projeto também define as principais características construtivas, fazendo com que a execução da obra seja assertiva, prevendo e solucionando possíveis problemas que surgirem durante o processo.

Para entender melhor, existem algumas etapas importantes na elaboração de um projeto arquitetônico, as principais são:


BRIEFING

É a reunião inicial onde os futuros usuários de uma edificação expõem suas necessidades, informações e desejos, como: Elementos essenciais ou indesejados, quantidade de pavimentos, quantidade de quartos, se quer piscina ou não, preferência de estilos, tipos de revestimentos, etc...

Essa etapa é muito importante, pois as demais etapas serão definidas e projetadas a partir dessa.


ESTUDO PRELIMINAR

Após fazer o levantamento de todos os dados na primeira etapa (briefing) o profissional elabora a versão inicial do projeto que será apresentado e nesta etapa já conta com uma análise do terreno, considerando a legislação local e possíveis restrições que o lote ou condomínio possa apresentar. No estudo preliminar, o profissional leva em consideração as principais exigências dos usuários.


ANTEPROJETO

Após aprovação dos usuários no estudo preliminar, o anteprojeto é o detalhamento do projeto. No anteprojeto as plantas começam a ficar mais detalhadas e definidas, nessa etapa são feitas soluções técnicas e estéticas do projeto. Nessa fase o desenvolvimento é mais técnico, constando informações essenciais para deixar o projeto executável.


PROJETO LEGAL

Como já mencionado, o profissional precisa estar atento as normas do lote antes de iniciar qualquer esboço do projeto, nessa fase o projeto é avaliado pelos órgãos competentes e se não estiver conforme as normas, será necessário adequá-lo as normas vigentes do local, e só após aprovação do projeto a obra poderá iniciar.

Por mais que a arquitetura permita usar muita criatividade, há parâmetros e regras a serem seguidas, seguir com o projeto sem aprovação do órgão competente, o problema pode ficar maior.


PROJETO EXECUTIVO

O projeto executivo é a última etapa da elaboração do projeto arquitetônico, é o documento final que vai orientar a execução da obra, e é nessa etapa que deve conter todas as informações para que o projeto seja executado do mesmo jeito que foi proposto e apresentado aos usuários.

Um projeto executivo bem detalhado garante agilidade aos trabalhadores no canteiro de obra, evitando surpresas que podem causar prejuízos de tempo e dinheiro.

Durante a fase do projeto executivo, profissionais específicos de projetos complementares poderão ser contratados, normalmente esses projetos, são: projeto estrutural e de fundação, projeto elétrico, projeto hidrossanitário, paisagismo, entre outros.


É possível listar vários benefícios de um projeto arquitetônico, com o projeto em mãos, toda a obra pode ter um planejamento melhor, e cada ambiente criado e detalhado garante mais qualidade de vida. O custo benefício de um projeto arquitetônico é ótimo e faz toda diferença.

E para finalizar, o projeto arquitetônico não é só um desenho: é o resultado de estudo do trabalho de um profissional que estudou cada parte do processo para garantir a melhor qualidade de vida dos futuros usuários de uma edificação.


Siga nosso instagram @falcoeea